Notícias

Saiba quais são as vacinas importantes para quem vai curtir a temporada do Rio Araguaia

today27 de junho de 2023 20

Fundo
share close
O Rio Araguaia banha oito municípios em Goiás e é esperado que essas cidades recebam cerca de 1 milhão de turistas nos meses de junho e julho

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), está alertando as pessoas que pretendem aproveitar a temporada no Rio Araguaia em 2023 sobre a importância de manter o cartão vacinal atualizado, tanto para crianças quanto para adultos.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, enfatiza a necessidade de se preparar para as férias com a vacinação de todas as idades, destacando que recentemente houve um caso de tétano acidental no estado e que doenças respiratórias ainda afetam crianças e adultos.

O Rio Araguaia banha oito municípios em Goiás e é esperado que essas cidades recebam cerca de 1 milhão de turistas nos meses de junho e julho. Embora os acampamentos sejam em ambientes abertos, ainda há possibilidade de aglomerações, portanto é importante estar vacinado contra a influenza e Covid-19. Além disso, deve-se ter cuidado com o tétano, especialmente durante a pesca e ao andar descalço pelas praias, pois a contaminação pode ocorrer por meio de ferimentos superficiais ou profundos causados por objetos contaminados presentes no solo.

A melhor forma de prevenir o tétano é manter o esquema vacinal completo, que consiste em três doses no primeiro ano de vida, com reforços aos 15 meses e quatro anos de idade. Adolescentes e adultos devem tomar a dose de reforço a cada dez anos. A vacina está disponível em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e não tem contraindicação.

Há também a possibilidade de um novo ciclo de circulação da febre amarela em Goiás em 2023, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em áreas urbanas e pelo Haemagogus em áreas silvestres. A vacinação contra a febre amarela é recomendada aos 9 meses de idade, com um reforço aos 4 anos. Para adultos não vacinados, apenas uma dose é necessária para a imunização.

Desde 2018 até abril de 2023, Goiás registrou 28 casos de tétano acidental, dos quais seis evoluíram para paralisia e quatro para óbito. Portanto, é fundamental estar atento à prevenção dessas doenças e manter o cartão vacinal atualizado.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%