Ouvintes:
Principais ouvintes:
play_arrow
Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
A Justiça Federal concedeu uma nova prorrogação para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Goiás, evitando que processos de habilitação em andamento sejam perdidos no fim deste ano. O prazo, que inicialmente venceria em 31 de dezembro de 2024, foi estendido em 90 dias, permitindo que os candidatos concluíssem os procedimentos até março de 2025.
A medida beneficia especialmente aqueles que já cumpriram parte do processo e precisam apenas realizar a prova prática de direção. Caso o prazo original fosse cancelado, esses candidatos seriam obrigados a reiniciar todo o procedimento, gerando custos adicionais e maior tempo de espera.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), cerca de 94 mil candidatos corriam o risco de perder seus processos de habilitação na virada do ano. Esses números incluem processos iniciados durante a pandemia, que já foram recebidos prorrogações anteriores determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para atender à alta demanda, o Detran-GO informou que está realizando um mutirão de testes práticos, com 159 bancas examinadoras programadas até o final de dezembro. As provas estão sendo realizadas inclusive nos dias 23 e 30 de dezembro, ambas decretadas como pontos facultativos.
Na capital, Goiânia, 30 bancas examinadoras atenderão 10.500 candidatos ainda neste mês. Para garantir o fluxo do atendimento, o órgão contratou mais examinadores.
O presidente do Detran-GO fez um alerta aos candidatos sobre a importância de não deixar a conclusão do processo para a última hora. “Mesmo com o aumento da quantidade de bancas examinadoras, quem deixar para resolver no final pode enfrentar dificuldades e não conseguir concluir a habilitação a tempo”, destacou.
Além da extensão do prazo, o Detran-GO reforçou a fiscalização sobre os Centros de Formação de Condutores (CFCs). Das 609 autoescolas que aplicaram exames práticos em 2024, apenas 406 alcançaram o índice mínimo de 60% de aprovação, exigido por lei.
O órgão divulgou um ranking das instituições com melhor desempenho e anunciou que vai monitorar de perto as autoescolas que não atingem o índice mínimo, podendo até mesmo descredenciar aqueles com resultados insatisfatórios.
A decisão de prorrogar o prazo para a conclusão do processo de habilitação em Goiás traz alívio para milhares de candidatos que estavam preocupados com a possibilidade de perderem seus processos. No entanto, o Detran-GO reforça a importância de não deixar tudo para a última hora e de procurar uma autoescola comprometida com o sucesso dos alunos.
Aos candidatos, o recado é claro: aproveitem a prorrogação e organizem-se para evitar imprevistos.
Escrito por Rádio Terra
today12 de abril de 2023 9289 9
23:40 - 23:55
Apresentado por Lázaro Santos
23:55 - 00:00
Apresentado por Lázaro Santos
00:00 - 07:00
Apresentado por Lázaro Santos
07:00 - 08:30
Apresentado por Lázaro Santos
08:30 - 09:00
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Fale com a Terra Fm
Comentários da publicação (0)