Notícias

Gastos com material escolar aumentam 43,7% em quatro anos e pressionam orçamento familiar

today2 de janeiro de 2025 44

Fundo
share close

Os gastos com material escolar tiveram um aumento expressivo de 43,7% nos últimos quatro anos, impactando o orçamento de 85% das famílias brasileiras, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (2) pela Agência Brasil, destaca que o peso desse tipo de despesa vem crescendo de forma significativa, especialmente entre as famílias de classe C.

De acordo com o estudo, as famílias brasileiras com filhos em idade escolar desembolsaram, no total, R$ 49,3 bilhões em materiais escolares no ano passado, um salto em relação aos R$ 34,3 bilhões registrados em 2021. O impacto no orçamento é ainda mais evidente entre a classe C, onde 95% dos respondentes afirmaram sentir o peso das despesas – um número 10% superior à média nacional.

Outro dado relevante é que um terço dos compradores já planeja parcelar as compras de material escolar para o ano letivo de 2025, como forma de aliviar o impacto financeiro. Entre os itens mais solicitados pelas escolas estão materiais escolares em geral (87%), uniformes (72%) e livros didáticos (71%).

Impacto nas escolas públicas e particulares

Praticamente todos os pais entrevistados afirmaram que comprarão materiais escolares para o próximo ano letivo. Dentre eles, 90% têm filhos matriculados em escolas públicas e 96% em instituições privadas. Apesar da ideia de que as escolas públicas fornecem materiais e uniformes gratuitos, a realidade é diferente para a maioria das famílias.

“Muita gente acredita que pais com filhos em escolas públicas, por teoricamente receberem uniformes e materiais gratuitos, não têm nenhum gasto. Mas a realidade é bem distinta. Praticamente todos acabam tendo que complementar parte do material escolar e do uniforme, o que gera um peso considerável no orçamento doméstico”, explicou João Paulo Cunha, diretor de Pesquisa do Instituto Locomotiva.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2024 e ouviu 1.461 pessoas maiores de 18 anos em diferentes regiões do Brasil. O estudo fornece um panorama atualizado sobre o impacto financeiro das despesas com material escolar e reflete as dificuldades enfrentadas pelas famílias brasileiras para equilibrar as contas.

O Instituto Locomotiva, em resposta ao crescimento desses gastos, reforça a importância de ações voltadas para facilitar o acesso a materiais escolares, como campanhas de doações, parcelamentos mais acessíveis e iniciativas que incentivem a reutilização de itens.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%