Notícias

Alerta de tempestades em Goiás: ventos podem chegar a 100 km/h

today15 de janeiro de 2025 15

Fundo
share close

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades em Goiás e outras regiões do Brasil nesta quarta-feira (15). O aviso inclui o Distrito Federal e outros 15 estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Segundo o órgão, as precipitações podem atingir até 100 milímetros por dia, acompanhados de ventos intensos de 60 a 100 milhas por hora.

De acordo com o alerta, há risco de alagamentos, queda de árvores e galhos, interrupção no fornecimento de energia elétrica e ocorrência de descargas elétricas.

Previsão de chuva intensa até domingo

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, informou que as chuvas intensas deverão persistir até o próximo domingo (19) . A ocorrência é causada pela combinação de calor e alta umidade, resultando na formação de áreas de instabilidade. Essas condições podem gerar chuvas irregulares acompanhadas de tempestades e rajadas de vento.

Estados em alerta

Além de Goiás e do Distrito Federal, o alerta emitido pelo Inmet abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Ceará, Pará, Maranhão , Tocantins e todo o estado do Piauí.

Recorde de chuvas em Goiânia

Em Goiânia, o início de janeiro já apresentou volumes de chuva histórica. Entre as 9h de domingo (12) e o mesmo horário de segunda-feira (13), a capital registrou 256 mm de chuva em 24 horas , o maior índice em 19 anos. Para se ter ideia, o esperado para todo o mês de janeiro era de 247,8 mm.

As chuvas intensas já causaram transtornos. Nesta terça-feira (14), o transporte do Córrego Botafogo deixou carros ilhados em diferentes pontos da cidade. O Cimehgo reforça a necessidade de cautela no trânsito e atenção redobrada aos riscos provocados pelo mau tempo.

Recomendações

Diante do cenário de alerta, a população deve evitar áreas alagadas, abrigar-se durante tempestades, não se aproximar de árvores ou estruturas metálicas e redobrar os cuidados ao dirigir. Em casos de emergência, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo número 199 e, com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%