Notícias

Fiscais flagram desmatamento ilegal de 132 hectares em Teresina de Goiás

today31 de janeiro de 2025 14

Fundo
share close

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) flagraram, na última quinta-feira (30), um desmatamento ilegal de 132 hectares de vegetação nativa em Teresina de Goiás. A ação resultou na aplicação de multas no valor de R$ 141 mil, embargo da área e apreensão do maquinário utilizado.

O flagrante ocorreu com a supressão ainda em andamento. Do total desmatado, 1,5 hectare estava dentro de uma reserva legal, enquanto os outros 130,6 hectares estavam situados em áreas não destinadas à preservação permanente. As penalidades aplicadas seguem os parâmetros estabelecidos pelo decreto federal nº 6.514/2008, que rege as infrações ambientais no Brasil.

Redução do desmatamento em Goiás

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados em novembro de 2024, apontam que Goiás registrou uma redução de 48,8% no desmatamento entre 1º de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024, em comparação com o período anterior. A área suprimida foi de 411,9 km², o menor índice registrado desde 2001.

O estado se destacou como o terceiro com maior redução percentual do desmatamento no bioma Cerrado, ficando atrás apenas do Distrito Federal (-72,2%) e da Bahia (-63,3%). Logo atrás de Goiás, aparecem Mato Grosso (-29,5%), Minas Gerais (-27,6%) e Mato Grosso do Sul (-22,2%). Por outro lado, alguns estados registraram aumento no desmatamento, como São Paulo (+112,8%), Paraná (+33,3%) e Pará (+14,2%).

A estratégia da Semad para conter o desmatamento

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, atribui a queda expressiva nos índices de desmatamento a uma estratégia integrada, que alia fiscalização rigorosa, monitoramento por satélite e diálogo com o setor produtivo.

“A fiscalização tem um papel crucial, e estamos constantemente investindo no fortalecimento das equipes de campo e no monitoramento por imagens de satélite. Em 2023, o governador Ronaldo Caiado nomeou 100 novos servidores aprovados em concurso para reforçar o quadro da Semad. Mas nossa atuação vai além disso. Criamos programas e aumentamos a eficiência na prestação de serviços”, destacou Vulcanis.

Uma das iniciativas que ajudou a combater o desmatamento ilegal foi a agilização do processo de licenciamento ambiental. O tempo médio para a análise dos pedidos caiu de três a quatro anos para apenas 45 dias, incentivando proprietários rurais a atuarem dentro da legalidade.

Além disso, novos programas foram lançados para reforçar a proteção ambiental, como o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e o Sistema de Reposição Florestal (Reflor), que visam incentivar a conservação e a recuperação de áreas degradadas. Com essas ações, a expectativa da Semad é que a tendência de queda do desmatamento se mantenha nos próximos anos.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%