Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
Nesta quarta-feira, 19, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou um projeto que propõe a reestruturação do Poder Legislativo local. A matéria, que não estava inicialmente na pauta da sessão, foi incluída durante a reunião e seguiu sem novas emendas ao texto original. A proposta, apresentada pela Mesa Diretora, tem como objetivo modernizar e adaptar a estrutura administrativa da Casa, visando maior eficiência e organização.
De acordo com o relator do projeto, vereador Ronilson Reis (Solidariedade), a Câmara tem competência legal para decidir sobre sua própria organização administrativa, conforme previsto nos artigos 64 e 74 da Lei Orgânica do Município. “Compete exclusivamente à Mesa da Câmara Municipal legislar sobre suas atribuições, promovendo as regras que regem sua estrutura e organização administrativa”, destacou Reis em seu relatório.
O parlamentar justificou que as mudanças são necessárias devido à alta demanda de trabalho e à necessidade de criar diretorias específicas para melhorar a eficiência do Legislativo. “Essas alterações visam trazer melhorias e maior eficiência ao Poder Legislativo, sempre em conformidade com os princípios da Administração Pública, como publicidade, moralidade, eficiência, impessoalidade, razoabilidade e proporcionalidade”, explicou. Ele também ressaltou que a reforma está alinhada com a Lei de Responsabilidade Fiscal e com as diretrizes do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
O projeto prevê a criação de 41 novos cargos, além da instituição de cinco novas diretorias e a transformação de três assessorias em diretorias. Também serão criadas quatro novas assessorias e duas coordenações. Entre as novas diretorias estão:
Além disso, três setores que antes eram assessorias foram elevados ao status de diretorias: a Diretoria Executiva Parlamentar, a Diretoria de Segurança e Inteligência e a Diretoria de Cerimonial. Com essa mudança, os diretores dessas pastas passam a ter direito ao auxílio-representação.
Outra novidade é a criação de cargos específicos para apoiar o líder do prefeito, Sandro Mabel (UB), e o vereador Igor Franco (MDB). Entre eles, destacam-se a Coordenadoria de Liderança do Governo e a Assessoria de Apoio à Liderança do Governo. Também foram instituídas assessorias voltadas para a articulação política da Região Metropolitana e para o apoio ao serviço especializado em segurança e medicina do trabalho.
Segundo a Câmara, as mudanças não gerarão custos adicionais significativos para o município. O impacto financeiro estimado é de R$411.862,00 em salários e R 55.200,00 em auxílio-representação. Em termos percentuais, isso representa um aumento de 1,54% na folha de pagamento anual, 0,21% nos gastos com auxílio-representação e um impacto global de 1,75% sobre o duodécimo anual.
A proposta agora segue para análise e votação em plenário, onde precisará do aval da maioria dos vereadores para ser implementada. Se aprovada, a reestruturação promete modernizar a gestão administrativa da Câmara, adaptando-a às demandas atuais e aos princípios da administração pública.
FONTE; JORNAL OPÇÃO
Escrito por Rádio Terra
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.
close
Apresentado por Thiago Mendes
07:00 - 07:59
Apresentado por Thiago Mendes
08:00 - 11:59
Apresentado por Ferreira Jr.
12:00 - 12:59
Apresentado por Ferreira Jr.
13:00 - 14:59
Apresentado por Lázaro Santos
15:00 - 17:59
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Comentários da publicação (0)