Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
Em um evento realizado no Palácio do Planalto nesta terça-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou a produção de uma vacina nacional contra a dengue, que será integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026. O imunizante, de dose única, terá capacidade para atender toda a população entre 2 e 59 anos, com uma produção estimada de 60 milhões de doses anuais.
Detalhes da vacina
A vacina, que já teve pedido de registro encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é tetravalente, ou seja, atua contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Segundo o governo, a eficácia é de 79,6% para casos sintomáticos e 89% para casos graves da doença.
A produção será totalmente nacional, com um investimento de R1,6bilha~o,incluindoR1,6bilha~o,incluindoR 100 milhões em financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto está vinculado ao Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), do Ministério da Saúde.
Contexto atual da dengue no Brasil
A dengue tem sido um desafio crescente para a saúde pública no país. Em 2025, o estado de São Paulo decretou estado de emergência após registrar 124 mil casos e 113 mortes. Atualmente, o SUS oferece a vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda, mas apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A nova vacina brasileira surge como uma resposta estratégica para ampliar a cobertura vacinal e reduzir os impactos da doença, que tem se espalhado rapidamente em diversas regiões do país.
Pressão política e mudanças no Ministério da Saúde
O anúncio ocorre em um momento de tensão política no Ministério da Saúde. A ministra Nísia Trindade, que lidera a pasta há dois anos, tem enfrentado críticas por suposta falta de habilidade política, especialmente em relação à liberação de verbas. Há expectativa de que ela seja substituída por Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, embora o presidente Lula ainda não tenha confirmado a mudança.
Durante o evento, Nísia foi ovacionada pelos servidores presentes. Em seu discurso, ela destacou a importância do investimento na vacina: “Se agora a gente não fizer, não teremos [vacina] no ano que vem, é óbvio, nem futuro no país”. A ministra também pediu um minuto de silêncio em solidariedade ao papa Francisco, que está internado em Roma.
Próximos passos
Com a expectativa de integração ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina brasileira contra a dengue representa um avanço significativo no combate à doença, que tem impactado milhões de pessoas no país. A partir de 2026, o SUS poderá oferecer uma solução nacional e ampla para um problema de saúde pública que só cresce.
Enquanto isso, a gestão de Nísia Trindade segue sob pressão, e os rumos do Ministério da Saúde podem mudar em breve, dependendo das decisões do Planalto em meio a uma possível reforma ministerial.
Escrito por Rádio Terra
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.
close
Apresentado por Thiago Mendes
07:00 - 07:59
Apresentado por Thiago Mendes
08:00 - 11:59
Apresentado por Ferreira Jr.
12:00 - 12:59
Apresentado por Ferreira Jr.
13:00 - 14:59
Apresentado por Lázaro Santos
15:00 - 17:59
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Comentários da publicação (0)