Notícias

Vaticano Atualiza Estado de Saúde do Papa Francisco

today28 de fevereiro de 2025 13

Fundo
share close

O Vaticano divulgou, nesta sexta-feira (28), uma nova atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, que segue internado no hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro devido a dificuldades respiratórias. Segundo o boletim oficial, o Pontífice “passou uma noite tranquila” e continua sob monitoramento médico.

Nos últimos dias, a condição clínica de Francisco apresentou melhora, embora os médicos mantenham cautela quanto ao seu prognóstico. De acordo com o Vaticano, “dada a complexidade do quadro clínico, mais dias de estabilidade são necessários para uma avaliação definitiva”.

Evolução do Quadro Clínico

Francisco foi internado após apresentar dificuldades respiratórias que evoluíram para um quadro de pneumonia em ambos os pulmões. No último fim de semana, o Papa sofreu uma crise respiratória, o que gerou preocupação mundial. Desde então, passou a ser submetido a um tratamento com oxigenoterapia de alto fluxo e chegou a receber uma transfusão de sangue. Apesar disso, o Vaticano confirmou que a insuficiência renal leve, diagnosticada durante a internação, já está controlada.

O boletim mais recente aponta que o Papa continua alternando o uso de oxigenoterapia de alto fluxo com máscara de ventilação, o que indica uma melhora gradual da capacidade respiratória. Além disso, na quinta-feira (27), ele dedicou parte do dia à fisioterapia pulmonar e, à tarde, conseguiu participar de um momento de oração na capela do apartamento onde está internado. Ainda segundo o informe, ele retomou algumas atividades de trabalho.

Previsão de Alta Ainda Indefinida

Apesar dos sinais positivos, os médicos do hospital Gemelli ainda não definiram uma data para a alta do Pontífice. Segundo fontes da Santa Sé, a evolução segue dentro do esperado para um paciente em tratamento intensivo, mas requer acompanhamento contínuo.

Essa é a segunda vez que o Papa Francisco enfrenta um problema respiratório significativo desde que assumiu o comando da Igreja Católica, em 2013. A idade avançada e condições de saúde pré-existentes, como dificuldades no joelho e cirurgias recentes, tornam sua recuperação mais lenta e exigem maior atenção da equipe médica.

O Vaticano reforça que seguirá divulgando atualizações diárias sobre a saúde do Papa Francisco e agradece as orações e manifestações de apoio de fiéis ao redor do mundo.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%