Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
Nos primeiros meses de 2025, Goiânia registrou 5.712 casos confirmados de dengue, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Apesar do alto número, houve uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando 7.710 casos foram contabilizados.
Entre os casos deste ano, 291 apresentaram sinais de alarme, considerados mais graves e que exigem atenção médica, enquanto 22 evoluíram para a forma mais severa da doença, anteriormente chamada de dengue hemorrágica. Até o momento, não há óbitos confirmados na capital, mas 15 mortes seguem em investigação.
Diante do avanço da doença, a Prefeitura de Goiânia tem reforçado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, agentes de combate a endemias já visitaram mais de 90% das residências da cidade, além de medidas como instalação de armadilhas para monitoramento do mosquito, intensificação da limpeza de áreas urbanas e ampliação da estrutura de atendimento para pacientes infectados.
“É fundamental que a população também faça a sua parte. A forma mais eficaz de combate à dengue é a prevenção, eliminando criadouros do mosquito dentro de casa e nos quintais”, reforça Pellizzer.
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, a SMS orienta os moradores a adotarem medidas simples, como manter limpos os recipientes que acumulam água, trocar regularmente a água dos animais de estimação, cobrir piscinas quando não estiverem em uso, usar repelentes e instalar telas de proteção em janelas e ralos.
A vacina contra a dengue está disponível em diversas unidades de saúde de Goiânia, sendo uma das principais medidas para conter a doença. A imunização pode ser realizada nos seguintes postos:
A população deve se atentar ao cronograma de vacinação e procurar a unidade de saúde mais próxima para se imunizar.
A dengue é uma doença grave e requer atenção. Com ações preventivas e a vacinação, é possível reduzir significativamente os casos e evitar complicações. A colaboração da população é essencial para que Goiânia não enfrente um novo surto da doença.
Escrito por Rádio Terra
Quer ficar informado (a) nas primeiras horas do dia? então venha conferir as ultimas noticias, entrevistas e muito mais no Jornal da Terra.
close
Apresentado por Thiago Mendes
08:00 - 11:59
Apresentado por Ferreira Jr.
12:00 - 12:59
Apresentado por Ferreira Jr.
13:00 - 14:59
Apresentado por Lázaro Santos
15:00 - 17:59
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
18:00 - 19:59
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Comentários da publicação (0)