Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
O tradicional exame Papanicolau será gradualmente substituído por um novo teste mais preciso para detecção do HPV na rede pública de saúde. A mudança foi anunciada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) como parte das novas diretrizes para o rastreamento do câncer do colo do útero no Sistema Único de Saúde (SUS).
O novo exame, chamado teste de DNA-HPV, será ofertado para mulheres de 25 a 49 anos, mesma faixa etária recomendada atualmente, desde que não apresentem sintomas ou suspeitas clínicas. A principal inovação está na frequência dos exames: se não houver diagnóstico positivo, o intervalo entre as coletas será ampliado para cinco anos, garantindo segurança e comodidade às pacientes.
Segundo o pesquisador do Inca, Itamar Bento, o teste possui um alto valor preditivo negativo. “Ou seja, se o resultado der negativo, há grande segurança em esperar até cinco anos para repetir o exame, considerando o tempo de evolução das lesões causadas pelo HPV”, explicou.
A substituição será feita de forma gradual e estará integrada a um novo modelo de rastreio organizado, no qual o SUS vai ativamente buscar as pacientes para realizarem o exame, ao invés de esperar que procurem espontaneamente o serviço de saúde.
Além do teste de DNA-HPV, as novas diretrizes incluem duas importantes inovações:
A possibilidade de auto coleta do material, especialmente útil para populações de difícil acesso ou que apresentam resistência ao exame convencional.
Protocolos específicos para atendimento de pessoas transgênero, não binárias e intersexuais, promovendo maior inclusão e equidade no cuidado.
O HPV é responsável por mais de 99% dos casos de câncer do colo do útero, terceiro tipo mais comum entre mulheres no Brasil, com cerca de 17 mil novos casos por ano. A expectativa de especialistas é que, com medidas eficazes de prevenção e rastreio, seja possível erradicar a doença em até 20 anos.
A proposta já foi aprovada pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) e pela Comissão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Agora, aguarda apenas a avaliação final do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
*Com informações do portal A Gazeta
Escrito por Rádio Terra
Quer ficar informado (a) nas primeiras horas do dia? então venha conferir as ultimas noticias, entrevistas e muito mais no Jornal da Terra.
close
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
17:00 - 21:00
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
21:00 - 22:00
Apresentado por Thiago Mendes
22:00 - 23:00
Apresentado por Tom Barbosa
23:00 - 00:00
Apresentado por Cheiroso Borges
00:00 - 03:59
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Comentários da publicação (0)