Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
Goiânia – O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino de Medeiros Silva, afirmou que o próximo conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica trará fortes influências do papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de insuficiência cardíaca e um acidente vascular cerebral (AVC).
Em entrevista concedida à rádio CBN Goiânia, Dom João Justino ressaltou que aproximadamente 80% dos cardeais com direito a voto foram nomeados por Francisco, o que, segundo ele, deve impactar diretamente os rumos da sucessão papal. “Acredito que as marcas do papa Francisco estarão presentes nos debates. A maioria dos cardeais votantes foram escolhidos por ele, e isso naturalmente influencia na continuidade de seu legado”, declarou.
O conclave — reunião secreta realizada na Capela Sistina, no Vaticano — reunirá 135 cardeais com menos de 80 anos. O processo de escolha se dará por votação secreta, com até quatro rodadas por dia (duas pela manhã e duas à tarde), até que um dos candidatos obtenha dois terços dos votos.
Dom João Justino destacou ainda que, mesmo com possíveis mudanças de estilo entre pontífices, há uma missão maior que norteia a escolha: “Muitos processos da Igreja são iniciados e continuados. Ainda que cada papa tenha seu carisma, o que permanece é a missão evangelizadora. Francisco trouxe isso com intensidade, especialmente ao propor uma ‘Igreja em saída’”.
Segundo ele, esse conceito — de uma Igreja que vai ao encontro das pessoas em suas realidades — foi um dos pilares do pontificado de Francisco. “Muitos começaram a entender que a Igreja deve sair de seus muros e ir até as pessoas. Esse ensinamento se tornou uma de suas marcas mais fortes”, completou.
O Brasil conta com oito cardeais, dos quais sete estão aptos a votar no conclave, conforme os critérios do Vaticano. São eles:
Dom Jaime Spengler (64 anos), arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da CNBB;
Dom Sérgio da Rocha (65), arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil;
Dom Odilo Scherer (75), arcebispo de São Paulo;
Dom Orani Tempesta (74), arcebispo do Rio de Janeiro;
Dom Paulo Cezar Costa (57), arcebispo de Brasília;
Dom João Braz de Aviz (77), arcebispo emérito de Brasília;
Dom Leonardo Ulrich Steiner (74), arcebispo de Manaus.
Os religiosos devem embarcar nos próximos dias rumo a Roma, onde o conclave deve ter início em até 20 dias após a morte do pontífice.
Apesar da forte presença de cardeais nomeados por Francisco, incluindo diversos latino-americanos, uma lista dos principais favoritos ao papado elaborada pelo vaticanista Edward Pentin não inclui brasileiros nem sul-americanos.
Entre os nomes apontados como possíveis sucessores estão:
Matteo Zuppi (Itália)
Pietro Parolin (Itália)
Luis Antonio Tagle (Filipinas)
Jean-Marc Aveline (França)
Willem Eijk (Holanda), entre outros.
A lista contém doze nomes e foi organizada com base em perfis influentes dentro da Igreja, embora o resultado do conclave permaneça imprevisível.
Escrito por Rádio Terra
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.
close
Apresentado por Thiago Mendes
07:00 - 07:59
Apresentado por Thiago Mendes
08:00 - 11:59
Apresentado por Ferreira Jr.
12:00 - 12:59
Apresentado por Ferreira Jr.
13:00 - 14:59
Apresentado por Lázaro Santos
15:00 - 17:59
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Comentários da publicação (0)