Notícias

Arcebispo de Goiânia afirma que próximo conclave refletirá legado de papa Francisco

today24 de abril de 2025 3

Fundo
share close

Goiânia – O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino de Medeiros Silva, afirmou que o próximo conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica trará fortes influências do papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de insuficiência cardíaca e um acidente vascular cerebral (AVC).

Em entrevista concedida à rádio CBN Goiânia, Dom João Justino ressaltou que aproximadamente 80% dos cardeais com direito a voto foram nomeados por Francisco, o que, segundo ele, deve impactar diretamente os rumos da sucessão papal. “Acredito que as marcas do papa Francisco estarão presentes nos debates. A maioria dos cardeais votantes foram escolhidos por ele, e isso naturalmente influencia na continuidade de seu legado”, declarou.

O conclave — reunião secreta realizada na Capela Sistina, no Vaticano — reunirá 135 cardeais com menos de 80 anos. O processo de escolha se dará por votação secreta, com até quatro rodadas por dia (duas pela manhã e duas à tarde), até que um dos candidatos obtenha dois terços dos votos.

Igreja em saída e continuidade da missão

Dom João Justino destacou ainda que, mesmo com possíveis mudanças de estilo entre pontífices, há uma missão maior que norteia a escolha: “Muitos processos da Igreja são iniciados e continuados. Ainda que cada papa tenha seu carisma, o que permanece é a missão evangelizadora. Francisco trouxe isso com intensidade, especialmente ao propor uma ‘Igreja em saída’”.

Segundo ele, esse conceito — de uma Igreja que vai ao encontro das pessoas em suas realidades — foi um dos pilares do pontificado de Francisco. “Muitos começaram a entender que a Igreja deve sair de seus muros e ir até as pessoas. Esse ensinamento se tornou uma de suas marcas mais fortes”, completou.

Cardeais brasileiros no conclave

O Brasil conta com oito cardeais, dos quais sete estão aptos a votar no conclave, conforme os critérios do Vaticano. São eles:

  • Dom Jaime Spengler (64 anos), arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da CNBB;

  • Dom Sérgio da Rocha (65), arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil;

  • Dom Odilo Scherer (75), arcebispo de São Paulo;

  • Dom Orani Tempesta (74), arcebispo do Rio de Janeiro;

  • Dom Paulo Cezar Costa (57), arcebispo de Brasília;

  • Dom João Braz de Aviz (77), arcebispo emérito de Brasília;

  • Dom Leonardo Ulrich Steiner (74), arcebispo de Manaus.

Os religiosos devem embarcar nos próximos dias rumo a Roma, onde o conclave deve ter início em até 20 dias após a morte do pontífice.

Favoritos sem latino-americanos

Apesar da forte presença de cardeais nomeados por Francisco, incluindo diversos latino-americanos, uma lista dos principais favoritos ao papado elaborada pelo vaticanista Edward Pentin não inclui brasileiros nem sul-americanos.

Entre os nomes apontados como possíveis sucessores estão:

  • Matteo Zuppi (Itália)

  • Pietro Parolin (Itália)

  • Luis Antonio Tagle (Filipinas)

  • Jean-Marc Aveline (França)

  • Willem Eijk (Holanda), entre outros.

A lista contém doze nomes e foi organizada com base em perfis influentes dentro da Igreja, embora o resultado do conclave permaneça imprevisível.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%