Ouvintes:
Principais ouvintes:
play_arrow
Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
O Ministério da Saúde recebeu as primeiras unidades do implante contraceptivo Implanon, que será disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O dispositivo tem eficácia elevada, duração de até três anos e deve beneficiar inicialmente 100 mil mulheres em todo o país.
Além da distribuição, a pasta informou que também recebeu 100 kits destinados ao treinamento de profissionais de saúde responsáveis pela inserção do implante subdérmico. A capacitação será feita entre outubro e dezembro de 2025, por meio das Oficinas de Qualificação para a Implementação do Implante Subdérmico, em todos os estados e no Distrito Federal.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da novidade:
“Uma revolução que vai garantir acesso gratuito às mulheres de uma medicação que costuma custar muito caro no serviço privado. O implante contribui não só para prevenir a gravidez, mas também para reduzir a mortalidade materna no país. Conseguimos garantir esta compra que já vai atender a 100 mil mulheres no SUS”, afirmou.
Produzido pela empresa Organon, o Implanon é o único implante hormonal com registro sanitário na Anvisa. O dispositivo é um pequeno bastão de plástico semirrígido que contém 68 mg de etonogestrel, hormônio feminino liberado de forma contínua na corrente sanguínea.
Sua ação impede a liberação do óvulo e altera a secreção do colo do útero, dificultando a entrada de espermatozoides. O método é reversível: ao ser retirado, a fertilidade retorna rapidamente.
Atualmente, o DIU de cobre é o único método de longa duração oferecido pelo SUS. Com a chegada do Implanon, o sistema amplia a variedade de opções para o planejamento reprodutivo, que já inclui preservativos, pílulas orais, injetáveis, além de métodos definitivos como laqueadura e vasectomia.
Escrito por Rádio Terra
today12 de abril de 2023 9290 9
Apresentado por Lázaro Santos
23:55 - 00:00
Apresentado por Lázaro Santos
00:00 - 07:00
Apresentado por Lázaro Santos
07:00 - 08:30
Apresentado por Lázaro Santos
08:30 - 09:00
Apresentado por Lázaro Santos
09:00 - 12:00
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Fale com a Terra Fm
Comentários da publicação (0)