Notícias

UBSs de Goiânia passam a oferecer exames laboratoriais aos sábados

today26 de junho de 2026 14

Fundo
share close

Prefeitura disponibiliza 210 vagas para coleta de exames em sete unidades de saúde, ampliando o acesso da população aos serviços da Atenção Primária.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia a partir deste sábado (27) os serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde que funcionam aos fins de semana. A principal novidade é o início da coleta de exames laboratoriais, permitindo que a população realize diversos procedimentos sem precisar comparecer às unidades durante os dias úteis.

Ao todo, serão disponibilizadas 210 vagas para exames neste sábado. Cada uma das sete unidades participantes contará com 25 vagas mediante agendamento e outras cinco vagas para atendimento por demanda espontânea, conforme avaliação da equipe de saúde.

Serão oferecidos 21 tipos de exames

Os moradores poderão realizar 21 exames laboratoriais, entre eles hemograma completo, glicose, creatinina, ureia, ácido úrico, albumina, cálcio, magnésio, fósforo, proteínas totais, bilirrubinas, enzimas hepáticas (TGO e TGP), gama GT, amilase, CK, CK-MB, LDH, cloro e fosfatase alcalina.

Os pacientes que necessitarem de jejum receberão todas as orientações no momento do agendamento.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a medida amplia a resolutividade da Atenção Primária e facilita o acesso da população aos serviços.

“Nosso objetivo é tornar a Atenção Primária cada vez mais acessível. A inclusão da coleta de exames aos sábados permite que o cidadão concentre diferentes cuidados em um único atendimento, sem precisar faltar ao trabalho durante a semana”, destacou.

Outros serviços continuam disponíveis

Além da coleta de exames, as unidades abertas aos sábados continuam oferecendo consultas médicas e de enfermagem, vacinação, atendimentos odontológicos, inserção de Implanon, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, procedimentos de enfermagem e ações de promoção da saúde.

A iniciativa já apresentou boa adesão da população. Nos dois primeiros sábados de funcionamento, foram registrados mais de 2,5 mil atendimentos, incluindo:

  • 569 consultas médicas;
  • 239 consultas de enfermagem;
  • 176 atendimentos odontológicos;
  • 848 doses de vacinas aplicadas;
  • 159 inserções de Implanon;
  • 32 testes rápidos para ISTs.

Confira as unidades abertas neste sábado

Das 8h às 17h, estarão em funcionamento:

  • USF Vila Pedroso (Leste);
  • USF São Francisco (Oeste);
  • USF Maria Dilce (Norte);
  • USF Jardim Primavera (Noroeste);
  • USF Andreia Cristina (Sudoeste);
  • Centro de Saúde Marinho Lemos – Negrão de Lima (Campinas-Centro);
  • Centro de Saúde Hortência Mendonça – Vila Redenção (Sul).

O atendimento será realizado prioritariamente por agendamento diretamente na unidade de saúde de referência, mas parte das vagas continuará destinada à demanda espontânea, conforme disponibilidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *