Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um procedimento para investigar a legalidade do aumento da gratificação de férias concedido a magistrados do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A apuração tem como foco um ato administrativo que ampliou o valor do benefício de um terço (33%) para três quintos (60%) do subsídio dos juízes, contrariando recomendação expressa do próprio CNJ.
A medida foi adotada pelo TJGO em junho de 2023, sob a justificativa de garantir simetria com o Ministério Público de Goiás (MPGO), que teria implantado um modelo semelhante. A solicitação partiu da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). Contudo, desde 2019, o CNJ orienta os tribunais a não ultrapassarem o teto de um terço, mesmo diante de legislações estaduais que autorizem valores superiores.
A questão chegou ao CNJ após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, enviar um ofício à Corregedoria Nacional de Justiça, em março deste ano, cobrando esclarecimentos sobre a ausência de posicionamento do Conselho sobre o caso. No documento, Mendonça mencionou a existência de uma ação no STF, em tramitação desde 2023, que questiona a constitucionalidade do pagamento ampliado.
Em resposta, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, reconheceu que ainda não havia qualquer procedimento instaurado e determinou a autuação imediata do pedido, dando início à investigação formal no dia 26 de março.
TJGO diz agir dentro da legalidade
Em nota enviada ao portal Mais Goiás, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás afirmou que todos os seus atos são pautados pela transparência e legalidade. Segundo o TJGO, a reposição inflacionária é um direito constitucional assegurado a magistrados e servidores, e todas as ações administrativas estão disponíveis para consulta no Diário da Justiça Eletrônico e no Portal da Transparência.
O Tribunal também declarou que acompanha com serenidade o andamento da ação no Supremo e que mantém colaboração contínua com os órgãos de controle, incluindo o CNJ, prestando as informações solicitadas dentro dos prazos estabelecidos.
Confira a íntegra da nota do TJGO:
“O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) informa que atua com transparência e dentro dos limites legais em todas as suas atribuições. Conforme previsto na Constituição Federal, a reposição inflacionária é um direito de magistrados e servidores, e o TJGO segue rigorosamente o cumprimento das normas e legislações vigentes. Reforçamos que todos os atos do Tribunal podem ser consultados no Diário da Justiça Eletrônico e no Portal da Transparência.
O TJGO esclarece, ainda, em relação ao tema que está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF), o Poder Judiciário goiano aguarda com serenidade a manifestação final da Corte. Reforçando que sempre colabora com todos os órgãos de controle, incluindo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prestando as informações técnicas solicitadas dentro dos prazos legais.”
FONTE; MAIS GOIÁS
Escrito por Rádio Terra
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.
close
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
18:00 - 19:59
VOZ DO BRASIL
20:00 - 20:59
Apresentado por Tom Barbosa
00:00 - 05:00
Apresentado por Ferreira Jr.
05:00 - 06:00
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
06:00 - 08:00
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Comentários da publicação (0)