Sintonize 104.3 FM
Listeners:
Top listeners:
Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
O Ministério da Justiça anunciou, nesta terça-feira (12), a inclusão de condenados por lesão corporal grave contra mulheres na lista de crimes que exigem a coleta obrigatória de material genético. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e amplia o rol de delitos que já previam o registro de DNA no Banco Nacional de Perfis Genéticos, gerido pelo Ministério em parceria com a Polícia Federal.
A obrigatoriedade da coleta tem o objetivo de fortalecer a investigação criminal e aprimorar a identificação de criminosos reincidentes, conforme destacou a pasta. “A medida contribui para a prevenção de crimes ao aumentar a capacidade do Estado de identificar e responsabilizar criminosos de maneira mais precisa e eficiente”, afirmou o Ministério da Justiça em nota.
A decisão ocorre após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar, em novembro de 2024, um habeas corpus impetrado por condenados que se recusavam a fornecer material biológico para o banco genético. O caso chegou à Corte após uma decisão de primeira instância rejeitar o pedido de exclusão da coleta, argumentando que a identificação genética pode ser utilizada em processos futuros, inclusive como prova de inocência.
A lista de crimes que exigem a coleta de DNA inclui:
A medida reforça o compromisso das autoridades na prevenção e combate à violência, especialmente contra mulheres, e busca garantir maior efetividade na aplicação da justiça.
Escrito por Rádio Terra
Quer ficar informado (a) nas primeiras horas do dia? então venha conferir as ultimas noticias, entrevistas e muito mais no Jornal da Terra.
close
Apresentado por Ferreira Jr.
12:00 - 12:59
Apresentado por Ferreira Jr.
13:00 - 14:59
Apresentado por Lázaro Santos
15:00 - 17:59
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
18:00 - 19:59
VOZ DO BRASIL
20:00 - 20:59
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Notificações
Comentários da publicação (0)