Notícias

Goiânia inicia modernização da iluminação pública com lâmpadas de LED

today11 de março de 2025 7

Fundo
share close

A Prefeitura de Goiânia deu início, nesta segunda-feira (10), ao programa Brilha Goiânia, que visa modernizar a iluminação pública da capital com a substituição de lâmpadas convencionais por modelos de LED. O prefeito Sandro Mabel (UB) participou do ato simbólico da primeira troca em frente ao Teatro Goiânia, marcando o início da implementação na região central da cidade.

O projeto, desenvolvido por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), prevê um investimento de R$ 1,4 bilhão ao longo de 25 anos. A meta da administração municipal é substituir 100 mil lâmpadas nos primeiros 100 dias, com uma média de mil trocas diárias. Até setembro, a expectativa é modernizar 140 mil pontos de iluminação em diversas regiões da cidade.

Expansão do projeto e melhorias na infraestrutura

Após a conclusão das instalações no Centro, as regiões Noroeste e Norte serão as próximas a receber a nova iluminação. Além da substituição das lâmpadas, o contrato inclui a instalação de 800 quilômetros de fibra óptica, tecnologia que permitirá a sincronização dos semáforos para otimizar o fluxo do trânsito na capital.

Outro destaque do Brilha Goiânia é a implementação de um sistema de segurança ampliado, com a instalação de 20 mil câmeras de monitoramento conectadas às forças de segurança. A cidade também contará com 300 novos pontos de iluminação em áreas estratégicas e um sistema de monitoramento remoto da rede elétrica.

Economia e sustentabilidade

Com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED, a administração municipal estima uma redução de até 65% no consumo de energia da iluminação pública, o que deve gerar uma economia superior a R$ 40 milhões anuais para os cofres da cidade. O projeto também prevê o uso de energia fotovoltaica como alternativa para reforçar o abastecimento elétrico e tornar Goiânia mais sustentável.

A modernização da iluminação pública é uma das principais ações da atual gestão para melhorar a segurança, reduzir custos e proporcionar mais eficiência energética à capital goiana.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%