Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou ao prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), a realização de uma auditoria externa na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O objetivo é investigar possíveis irregularidades salariais e rever cláusulas de acordos trabalhistas. A recomendação foi expedida nesta terça-feira (14/1) pela promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira, da 50ª Promotoria de Goiânia.
De acordo com o MP, os auditores devem analisar contratos, gratificações, quinquênios e análises excessivas, com o intuito de garantir a conformidade com a legislação e maior transparência na gestão pública. Além disso, o órgão propôs a revisão ou anulação de cláusulas de acordos coletivos, como que impede demissões em razão da terceirização da coleta de lixo e que permite a incorporação de gratificações após oito anos na função.
A promotora também orientou que as demissões sejam permitidas, desde que justificadas, e recomendou a suspensão de novas incorporações de benefícios. Sandro Mabel terá 15 dias para informar à promotoria as medidas adotadas.
Auditoria para mapear práticas e corrigir distorções
A auditoria solicitada pelo MPGO inclui a resposta a 30 questionamentos detalhados sobre a gestão administrativa e financeira da Comurg. Entre os pontos a serem investigados estão a contratação de servidores, a concessão de benefícios e possíveis inconsistências nas práticas atuais da companhia.
De acordo com o MP, o objetivo é mapear irregularidades, corrigir distorções e garantir o uso responsável dos recursos públicos. A iniciativa também busca combater problemas como supersalários e práticas que comprometem a eficiência e a transparência na gestão.
Supersalários sob investigação desde 2017
O MPGO destacou que a questão dos supersalários na Comurg não é nova. Embora tenha ganhado maior repercussão recentemente, após Sandro Mabel declarar que um auxiliar de limpeza recebeu R$ 44 mil de salário, as apurações realizadas no início de 2017. Em 2023, o caso foi aditado após o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás ( TCM) aponta irregularidades.
Conforme a portaria enviada pelo MPGO, há compromissos de nomes irregulares de servidores comissionados, ausência de controle da folha de pagamento, desvio de função e excesso de comissionados. Além disso, a companhia enfrenta problemas como má gestão de capital social e uma dívida trabalhista elevada.
O MP reforça que a recomendação de auditoria e revisão de cláusulas é uma tentativa de melhorar a transparência e corrigir desvios na administração da Comurg.
Escrito por Rádio Terra
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.
close
Apresentado por Thiago Mendes
07:00 - 07:59
Apresentado por Thiago Mendes
08:00 - 11:59
Apresentado por Ferreira Jr.
12:00 - 12:59
Apresentado por Ferreira Jr.
13:00 - 14:59
Apresentado por Lázaro Santos
15:00 - 17:59
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Comentários da publicação (0)