Notícias

Prestadores de serviços ameaçam paralisação em Goiânia devido a dívida do Imas

today13 de março de 2025 7

Fundo
share close

Os prestadores de serviços de saúde credenciados ao Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) ameaçam paralisar o atendimento devido à inadimplência do órgão. De acordo com o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs-GO), as dívidas acumuladas desde fevereiro de 2024 ultrapassam R$ 100 milhões.

O atraso nos repasses afeta diretamente 44 prestadores de serviços, incluindo clínicas oncológicas, hospitais, laboratórios e bancos de sangue. O Sindilabs informou que, em janeiro deste ano, o Imas se comprometeu a apresentar um cronograma de pagamento em até dez dias, priorizando a quitação dos débitos de 2024 para garantir a continuidade dos atendimentos. No entanto, a promessa não foi cumprida.

Ainda conforme o sindicato, em fevereiro houve uma nova promessa de pagamento referente às dívidas de outubro e novembro de 2024 até 28 de fevereiro de 2025, com previsão de elaboração de um cronograma para os demais débitos. Entretanto, até a segunda semana de março, nenhuma das medidas foi efetivada.

Diante da falta de previsão para regularização dos pagamentos, os prestadores alertam para a possibilidade de suspenderem os serviços. Alguns já recorreram à Justiça, enquanto os demais aguardam uma solução urgente para evitar a paralisação.

Posicionamento do Imas

Em nota ao portal Mais Goiás, a Prefeitura de Goiânia afirmou que a atual gestão do Imas está empenhada em encontrar soluções para os problemas financeiros do instituto, que seriam reflexo de gestões anteriores. Segundo o órgão, os pagamentos foram iniciados em 7 de março e estão sendo realizados de forma progressiva e escalonada.

“A atual gestão do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores (Imas) esclarece que trabalha para encontrar soluções para os problemas financeiros históricos herdados de gestões anteriores. Foi iniciado no último dia 7 de março o pagamento dos prestadores de serviços, que será feito de forma contínua e progressiva”, informou o instituto.

O Imas também garantiu manter um diálogo aberto com os prestadores de serviço e assegurou que um cronograma de pagamento está em elaboração para regularização das pendências.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%