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Radares voltam a operar em Goiânia após nove meses desativados

today31 de março de 2025 6

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A Prefeitura de Goiânia retomou, nesta segunda-feira (31), a fiscalização eletrônica de trânsito na capital após nove meses de interrupção. A reativação dos radares foi anunciada pelo prefeito Sandro Mabel (UB) e pelo secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcisio Abreu, durante a inauguração da nova Central de Controle Operacional (CCO), que será responsável pelo monitoramento em tempo real do tráfego na cidade.

De acordo com o secretário, a fiscalização já está em funcionamento, com equipes operando em três turnos diários, cada um com 10 agentes monitorando infrações como avanço de sinal, uso de celular ao volante, ausência do cinto de segurança e excesso de velocidade. Todas as imagens capturadas pelos radares serão analisadas na nova central.

Tecnologia também reforçará segurança pública

Além de fiscalizar infrações de trânsito, os novos radares também terão um papel estratégico na segurança pública. Segundo Sandro Mabel, os equipamentos utilizam tecnologia avançada para leitura de placas 24 horas por dia, permitindo a identificação de veículos roubados, clonados ou com pendências, como IPVA atrasado. Os dados serão compartilhados com órgãos de segurança, incluindo a Polícia Federal.

Com a retomada do serviço, a fiscalização eletrônica passa a cobrir 604 faixas de tráfego, contando com 300 radares e 100 câmeras PTZ com visão 360 graus para ampliar o monitoramento das vias públicas.

Interrupção ocorreu por falta de pagamento e irregularidades

A fiscalização eletrônica estava suspensa desde julho de 2024, quando a antiga empresa responsável, Eliseu Kopp, rompeu o contrato unilateralmente devido à falta de pagamentos da gestão anterior. Além disso, o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) apontou irregularidades em uma licitação para contratar uma nova empresa para o serviço.

A licitação foi finalizada na gestão do ex-prefeito Rogério Cruz e dividiu a cidade em duas áreas, separadas pelo eixo formado pela BR-153, Avenida Universitária e Avenida Castelo Branco. O Consórcio Fiscaliza Gyn ficou responsável pela área norte, com um contrato de R$ 93 milhões, enquanto o Consórcio Anhanguera Segurança assumiu a região sul por R$ 117 milhões.

O Consórcio Anhanguera também venceu a licitação para a gestão do CCO, com um contrato de R$ 32,39 milhões por um período de 60 meses. O novo sistema já está em fase de testes em alguns pontos da cidade.

Locais com radares em fase de testes:

  • Avenida Mutirão (Setor Bueno e Setor Marista)
  • Avenida Castelo Branco (Setor Oeste)
  • Avenida Universitária (Setor Leste Universitário)
  • Avenida Vera Cruz (Jardim Guanabara)
  • Avenida Laguna (Parque Amazônia)

A implementação dos radares foi dividida em três lotes:

  • Lote 1: Região Sul – Consórcio Anhanguera Segurança
  • Lote 2: Região Norte – Consórcio Fiscaliza Gyn
  • Lote 3: Centro de Controle Operacional (CCO) – Consórcio Anhanguera Segurança

Com a reativação da fiscalização eletrônica, a Prefeitura de Goiânia espera melhorar a segurança no trânsito e reduzir infrações, ao mesmo tempo em que reforça o combate a irregularidades no sistema viário da cidade.

 

Escrito por Rádio Terra

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