Notícias

Sino gigante de 55 toneladas retrata a história da Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade

today18 de março de 2025 8

Fundo
share close

Um sino monumental de 55 toneladas e quatro metros de altura será instalado no Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Além de sua imponência, a peça carrega um valor histórico e religioso significativo, trazendo gravuras que narram a trajetória da Romaria do Divino Pai Eterno, um dos maiores eventos de fé do Brasil.

A obra é assinada pelo artista plástico goiano Silvio Morais, de 52 anos, que recebeu o convite para desenvolver os ornamentos e gravuras no início do projeto. Em entrevista ao g1, ele explicou que o sino foi projetado com áreas demarcadas para os detalhes artísticos e partes lisas, de forma a preservar a qualidade sonora do instrumento.

“Eu criei algumas cenas que contam essa história: o momento em que o casal encontrou o medalhão, quando o levaram para casa e construíram um pequeno altar, depois a primeira capela, a construção da primeira Basílica, a atual e a nova que está em construção”, detalhou o artista.

O sino conta com um total de oito imagens, distribuídas em quatro artes de cada lado, ilustrando desde o início da devoção ao Divino Pai Eterno, no século XIX, até os dias atuais. As gravuras incluem a descoberta do medalhão pelo casal de lavradores, a construção dos primeiros locais de culto e a evolução da Basílica ao longo dos anos.

Além da cronologia dos eventos religiosos, a arte incorporada ao sino traz elementos do Cerrado brasileiro, com animais e vegetação típica da região. “Cada cena foi cuidadosamente planejada para retratar o contexto histórico e cultural da época”, explicou Silvio.

A Romaria do Divino Pai Eterno, cuja história remonta a 1840, atrai anualmente milhões de fiéis a Trindade, tornando-se um dos maiores encontros religiosos do país. O novo sino, além de ser um símbolo de fé, contribuirá para eternizar essa tradição, reforçando o legado da devoção ao Pai Eterno por meio da arte e da memória.

FONTE; G1 GOIÁS

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%