Notícias

Trump afirma que ‘está só começando’ e cita Brasil em discurso ao Congresso

today5 de março de 2025 10

Fundo
share close

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez na noite de terça-feira (4) seu primeiro discurso no Congresso após tomar posse, destacando suas primeiras ações no governo e sinalizando novas medidas comerciais. Durante a fala, que durou cerca de uma hora e 40 minutos, Trump defendeu a imposição de tarifas sobre produtos importados e mencionou o Brasil ao justificar sua política protecionista.

“Em 43 dias, conseguimos mais do que a maioria dos governos conseguem em quatro ou oito anos, e estamos só começando”, afirmou o republicano. “O sonho americano está emergindo, maior e melhor do que nunca. O sonho americano é imparável, e nosso país está à beira de um ressurgimento como o mundo nunca presenciou, e talvez nunca volte a presenciar.”

Ao tratar de sua política comercial, Trump citou diversos países, incluindo o Brasil, para argumentar sobre a necessidade de aumentar tarifas contra produtos estrangeiros. “União Europeia, China, Brasil, Índia, México e Canadá cobram tarifas tremendamente mais altas do que cobramos deles”, declarou.

No mesmo dia do discurso, entrou em vigor a tarifa de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México. Além disso, Trump assinou um decreto dobrando a taxação de produtos chineses, que passou de 10% para 20%. As medidas impactaram o mercado financeiro, causando oscilações no valor do dólar.

O ex-presidente também aproveitou a ocasião para criticar adversários políticos, chamando membros do Partido Democrata de “lunáticos radicais de esquerda”. Trump mencionou ainda a saída dos EUA de organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), e criticou políticas de diversidade implementadas durante o governo de Joe Biden.

O discurso reforçou a postura nacionalista de Trump e indicou que sua administração deve continuar priorizando medidas protecionistas e enfrentamentos políticos com opositores.

 

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%