Famosos

Cantor Leonardo vence processo aberto por compositor da música ‘Pense em Mim’

today2 de março de 2022

Fundo
share close

O cantor sertanejo Leonardo conseguiu decisão favorável no processo aberto contra ele e gravadoras pelo compositor Mário Soares, um dos autores da música “Pense em Mim”, que projetou a dupla para o sucesso nacional nos anos 1990.Cabe recurso da decisão.

O compositor pediu na Justiça de São Paulo o pagamento de “eventuais diferenças de direitos autorais ou royalties não pagos pelo cantor”, o que foi negado pelo juiz Artur Martinho de Oliveira Júnior, em sua decisão de 25 de fevereiro.

Segundo a decisão, há provas no processo de que foi assinado um contrato entre os autores da música e a gravadora de Leonardo em maio de 1990, com firmas reconhecidas. O contrato previa ainda que, em contrapartida, que os autores receberiam 75% do proveito econômico da exploração da obra no Brasil e a editora, os outros 25%.

 

“Por consequência, extingo o processo com relação ao corréu Emival Eterno da Costa [o cantor Leonardo]”, decidiu o magistrado.

 

O juiz argumentou também que Leonardo é o intérprete das músicas e, como tal, possui direitos autorais conexos, em contrapartida de sua interpretação, de ter dado voz e impulsionado, com seu sucesso, as músicas compostas pelo autor e seus parceiros compositores.

A música foi lançada em janeiro de 1990 no álbum Leandro e Leonardo Volume 4. Segundo o processo, o CD vendeu 3,1 milhões de cópias no Brasil. Os irmãos nasceram em Goianápolis (GO) e formaram dupla nos anos 1980. O sucesso veio na década de 1990 com a música “Pense em Mim”, entre gravações.

A decisão ressalta que os autores autorizaram a respectiva utilização, nos álbuns “Amigos”, lançados em 1998 e em 2019. Nesse período, os compositores receberam, só pela exploração da obra, nos últimos cinco anos, valor superior a R$ 350 mil.

De acordo com o processo, o compositor Mário Soares alegou que a música foi apresentada em 1989 em um show de calouros no programa de televisão “Clube do Bolinha” e que Leonardo mostrou interesse pela obra.

A música foi composta em 1985, em São Vicente (SP), por Mário Soares, Douglas Gomes da Silva e José Ribeiro da Silva, a princípio com o título “Com Destino à Felicidade”.

 

Por G1

Escrito por admradioterra

Rate it

Post anterior

BBB22

BBB22: Larissa é a sexta eliminada

Durante conversa com emparedados Tadeu Schmidt anuncia ao vivo o resultado do sexto paredão do Big Brother Brasil na noite de terça-feira (1). Na disputa por permanência na casa Arthur Aguiar, Larissa e Linn da Quebrada. Larissa é a eliminada da casa, com 88,59% dos votos. Arthur Aguiar recebeu 5,90% dos votos e Lina, 5,51%. A sister chora e diz: "Estou muito feliz, por ter chegado até aqui. Eu tentei dar tudo de mim, […]

today2 de março de 2022

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%