Notícias

GCM de Goiânia será armada com fuzis

today22 de março de 2022 18

Fundo
share close

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) da capital, está com um processo aberto para a compra de 17 unidades de fuzis, que devem começar a ser usados. Os agentes atuavam desarmados até 2013, o que mudou após regulamentação federal e motivou a entrega de pistolas e espingardas para os batalhões.

O uso dos fuzis pelos agentes municipais divide opiniões sobre a necessidade do armamento para realização das atividades executadas pela instituição. O processo da compra foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), onde a GCM expõe o interesse na aquisição de 17 exemplares do fuzil  com modelo de referência T4 com o valor de quase R$ 17 mil cada.

 

A instituição criada para proteção patrimonial e de serviços públicos, atualmente  presta quase os mesmos serviços da Polícia Militar. De acordo com o comandante da GCM Wellington Paranhos, adquirir os fuzis é uma forma de trazer um “armamento mais eficaz, que traz mais segurança ao agente”, conforme permitido pela legislação. Segundo o comandante um dos  batalhões que receberão o armamento é a Romu, que funciona como o batalhão de choque. O diferencial da Romu está na vestimenta, com uniforme e veículos pretos.

 

O sociólogo Djaci David de Oliveira coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Criminalidade e Violência da UFG, questiona a compra dos fuzis “o que a Guarda vai fazer com fuzis? Fuzil é uma arma letal com poder de impacto, geralmente usada em operações mais duras. Pelo que vemos no dia a dia, essas operações não fazem parte das atribuições municipais” avalia

Written by: admradioterra

Rate it

Post anterior

Notícias

Prefeitura de Goiânia atrasa repasses de R$ 2,8 milhões destinados à clínicas de diálises

A Prefeitura de Goiânia não fez o repasse das verbas federais do Ministério da Saúde destinadas ao pagamento das sessões de hemodiálise, em Goiânia. O tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser suspenso pelas clinicas e hospitais, caso o pagamento não seja realizado. O tratamento para 2 mil pacientes renais crônicos são oferecidos por cerca de 16 clínicas de diálise que realizam o Tratamento de Terapia […]

today21 de março de 2022 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%