Notícias

Goiânia realiza Dia D para descarte gratuito de pneus nesta quinta-feira

today25 de junho de 2026 5

Fundo
share close

Ação da Prefeitura busca ampliar a destinação correta de pneus inservíveis e evitar impactos ambientais e riscos à saúde pública.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), promove nesta quinta-feira (25) a sétima edição do Dia D de Pneus Inservíveis. A ação será realizada das 9h às 17h no antigo Terminal Isidória, localizado na Alameda João Elias da Silva Caldas, no Setor Pedro Ludovico.

A iniciativa oferece à população uma alternativa gratuita, segura e ambientalmente adequada para o descarte de pneus velhos ou sem utilidade, contribuindo para a preservação ambiental e para a prevenção de problemas de saúde pública.

Mais de 140 toneladas já foram recolhidas

Desde o início do programa, mais de 140 toneladas de pneus inservíveis foram recolhidas e encaminhadas para o processo de logística reversa, garantindo o tratamento correto dos resíduos.

Segundo a Amma, pneus usados devem ser descartados em locais apropriados, como borracharias, concessionárias e centros automotivos. O Dia D amplia o acesso da população a esse serviço e facilita o descarte correto do material.

Combate à dengue e proteção ambiental

De acordo com a gerente de Manejo de Resíduos Sólidos da Amma, Ravena Borges, o descarte irregular de pneus pode gerar diversos problemas ambientais e sanitários.

Os pneus abandonados em áreas públicas ou lotes baldios acumulam água da chuva e podem se transformar em criadouros do mosquito da dengue. Além disso, representam risco de incêndios por serem materiais altamente inflamáveis, liberando substâncias tóxicas quando queimados.

Outro ponto de preocupação é o tempo de decomposição. Conforme a agência, um pneu descartado incorretamente pode levar mais de mil anos para se decompor na natureza, além de contaminar o solo com metais pesados.

Destinação adequada dos resíduos

Todo o material arrecadado durante a ação será encaminhado para a logística reversa por meio de parceria entre a Amma e a Reciclanip/ANIP. O processo garante que os pneus recebam tratamento ambientalmente correto e possam ser reaproveitados de forma sustentável.

A Prefeitura reforça o convite para que a população participe da iniciativa e contribua para uma cidade mais limpa e segura.

Fonte: Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *