Últimos posts

Goiânia recebe evento de adoção responsável de cães e gatos neste sábado (12)

Chitãozinho e Xororó são homenageados e celebram legado no Prêmio da Música Brasileira

Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
A Conferência Estadual do Meio Ambiente teve início nesta segunda-feira (10), reunindo representantes municipais, especialistas e autoridades para debater mais de 250 propostas voltadas às mudanças climáticas e seus impactos em Goiás. A abertura do evento foi conduzida pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, que classificou o encontro como uma “oportunidade histórica” para enfrentar desafios ambientais.
Urgência climática e desafios locais
Durante sua fala, Vulcanis destacou a gravidade da emergência climática e seus efeitos diretos sobre o estado, incluindo desmatamento, crise hídrica e incêndios florestais. A secretária elogiou a qualidade das propostas elaboradas pelos municípios e ressaltou a necessidade de ações concretas.
“A emergência climática já é uma realidade. Aqui em Goiás, os problemas ambientais se destacam com o desmatamento, crise hídrica e incêndios florestais. Muitas das soluções possíveis já estão entre as propostas que serão analisadas. Os desafios são enormes, mas as oportunidades também são históricas”, afirmou.
Definição de prioridades
Até o encerramento da conferência, na terça-feira (11), os delegados estaduais deverão selecionar 20 propostas prioritárias entre as apresentadas, organizadas em cinco eixos temáticos:
Além disso, serão escolhidos 35 delegados estaduais, oriundos das conferências municipais, que representarão Goiás na Conferência Nacional do Meio Ambiente, apresentando e defendendo as propostas selecionadas.
Processo participativo
A etapa estadual é fruto de um processo amplo de discussão iniciado com as Conferências Municipais, realizadas ao longo de 2024 e encerradas em janeiro de 2025. No total, 85 cidades goianas participaram, gerando mais de 250 propostas e elegendo 350 delegados para esta fase.
A secretária Andréa Vulcanis enfatizou a importância da participação social na construção de soluções ambientais.
“Precisamos incluir o meio ambiente em todos os debates, porque sem um meio ambiente equilibrado não tem saúde, não tem educação, não tem segurança, não tem política pública”, reforçou.
Presença de autoridades
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto; do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, deputado estadual Antônio Gomide; da deputada estadual Rosângela Resende; e do gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Milvo Gabriel Prevedello Di Domenico.
Representando o Ministério do Meio Ambiente, a analista ambiental Camila Bastos elogiou o trabalho realizado em Goiás e destacou a necessidade de medidas urgentes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. “As ações de enfrentamento e conscientização precisam ser adotadas com urgência, trazendo resultados a curto, médio e longo prazo”, afirmou.
Com o desenrolar das discussões, a Conferência Estadual do Meio Ambiente se consolida como um marco para a formulação de políticas sustentáveis em Goiás, alinhando o estado às demandas globais de preservação ambiental.
Escrito por Rádio Terra
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.
close
Apresentado por Tom Barbosa
00:00 - 05:00
Apresentado por Ferreira Jr.
05:00 - 06:00
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
06:00 - 08:00
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
08:00 - 11:00
Apresentado por Ferreira Jr.
11:00 - 13:00
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Comentários da publicação (0)