Ouvintes:
Principais ouvintes:
play_arrow
Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
A Conferência Estadual do Meio Ambiente teve início nesta segunda-feira (10), reunindo representantes municipais, especialistas e autoridades para debater mais de 250 propostas voltadas às mudanças climáticas e seus impactos em Goiás. A abertura do evento foi conduzida pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, que classificou o encontro como uma “oportunidade histórica” para enfrentar desafios ambientais.
Urgência climática e desafios locais
Durante sua fala, Vulcanis destacou a gravidade da emergência climática e seus efeitos diretos sobre o estado, incluindo desmatamento, crise hídrica e incêndios florestais. A secretária elogiou a qualidade das propostas elaboradas pelos municípios e ressaltou a necessidade de ações concretas.
“A emergência climática já é uma realidade. Aqui em Goiás, os problemas ambientais se destacam com o desmatamento, crise hídrica e incêndios florestais. Muitas das soluções possíveis já estão entre as propostas que serão analisadas. Os desafios são enormes, mas as oportunidades também são históricas”, afirmou.
Definição de prioridades
Até o encerramento da conferência, na terça-feira (11), os delegados estaduais deverão selecionar 20 propostas prioritárias entre as apresentadas, organizadas em cinco eixos temáticos:
Além disso, serão escolhidos 35 delegados estaduais, oriundos das conferências municipais, que representarão Goiás na Conferência Nacional do Meio Ambiente, apresentando e defendendo as propostas selecionadas.
Processo participativo
A etapa estadual é fruto de um processo amplo de discussão iniciado com as Conferências Municipais, realizadas ao longo de 2024 e encerradas em janeiro de 2025. No total, 85 cidades goianas participaram, gerando mais de 250 propostas e elegendo 350 delegados para esta fase.
A secretária Andréa Vulcanis enfatizou a importância da participação social na construção de soluções ambientais.
“Precisamos incluir o meio ambiente em todos os debates, porque sem um meio ambiente equilibrado não tem saúde, não tem educação, não tem segurança, não tem política pública”, reforçou.
Presença de autoridades
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto; do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, deputado estadual Antônio Gomide; da deputada estadual Rosângela Resende; e do gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Milvo Gabriel Prevedello Di Domenico.
Representando o Ministério do Meio Ambiente, a analista ambiental Camila Bastos elogiou o trabalho realizado em Goiás e destacou a necessidade de medidas urgentes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. “As ações de enfrentamento e conscientização precisam ser adotadas com urgência, trazendo resultados a curto, médio e longo prazo”, afirmou.
Com o desenrolar das discussões, a Conferência Estadual do Meio Ambiente se consolida como um marco para a formulação de políticas sustentáveis em Goiás, alinhando o estado às demandas globais de preservação ambiental.
Escrito por Rádio Terra
today12 de abril de 2023 9580 9
Quer ficar informado (a) nas primeiras horas do dia? então venha conferir as ultimas noticias, entrevistas e muito mais no Jornal da Terra.
close
Apresentado por Ferreira Jr.
12:00 - 12:59
Apresentado por Ferreira Jr.
13:00 - 14:59
Apresentado por Lázaro Santos
15:00 - 17:59
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
18:00 - 19:59
VOZ DO BRASIL
20:00 - 20:59
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Fale com a Terra Fm
Comentários da publicação (0)