Ouvintes:
Principais ouvintes:
play_arrow
Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
Presidente participou da retomada das obras da UFN-III, em Mato Grosso do Sul, e destacou a importância de reduzir a dependência externa de insumos estratégicos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (25) a ampliação da produção nacional de fertilizantes durante a cerimônia que marcou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Durante o evento, Lula afirmou que o Brasil não pode abrir mão da fabricação de produtos considerados estratégicos para o desenvolvimento nacional. Segundo ele, decisões tomadas no passado levaram ao fechamento ou paralisação de unidades industriais importantes para o setor.
Ao comentar a retomada do projeto da Petrobras, paralisado desde 2015, Lula afirmou que a produção interna de fertilizantes é fundamental para garantir maior autonomia ao país.
Segundo o presidente, a substituição da produção nacional por importações mais baratas enfraqueceu a indústria brasileira ao longo dos últimos anos.
“Uma nação jamais será soberana se não tiver controle sobre as coisas essenciais”, declarou Lula durante o evento.
Atualmente, o Brasil ainda depende fortemente da importação de fertilizantes utilizados no agronegócio. De acordo com a Petrobras, entre 80% e 90% do consumo nacional do insumo vem do mercado externo.
A retomada da UFN-III faz parte de uma estratégia voltada para reduzir essa dependência e ampliar a produção nacional. A estatal informou que o projeto passou por reavaliações técnicas e foi considerado economicamente viável.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, reforçou que a companhia pretende duplicar a capacidade de produção de fertilizantes no país.
Segundo ela, a estratégia está alinhada ao Plano Nacional de Fertilizantes e busca conciliar retorno financeiro, disciplina de capital e contribuição para o desenvolvimento econômico nacional.
Lula também voltou a defender o papel estratégico das empresas públicas e criticou processos de privatização realizados nos últimos anos, citando ativos como a BR Distribuidora, a Liquigás e a Eletrobras.
A retomada das obras da UFN-III é vista como uma medida importante para fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, setor que depende fortemente dos fertilizantes para manter a produtividade das lavouras.
Para o governo federal e a Petrobras, o investimento representa um passo importante na busca por maior segurança produtiva e redução da vulnerabilidade externa em um segmento considerado estratégico para a economia do país.
Fonte: Governo Federal e Petrobras.
Escrito por Rádio Terra
today12 de abril de 2023 9474 9
For every Show page the timetable is auomatically generated from the schedule, and you can set automatic carousels of Podcasts, Articles and Charts by simply choosing a category. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.
close
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
18:00 - 19:59
VOZ DO BRASIL
20:00 - 20:59
Apresentado por Tom Barbosa
00:00 - 05:00
Apresentado por Ferreira Jr.
05:00 - 06:00
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
06:00 - 08:00
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Fale com a Terra Fm
Comentários da publicação (0)