Notícias

Marília Mendonça: relatório menciona “avaliação inadequada” de piloto durante pouso; entenda

today15 de maio de 2023 38 1

Fundo
share close
Documento final com resultado de investigação da Aeronáutica sobre acidente que matou a cantora de sertanejo diz que piloto teve julgamento diferente do esperado que contribuiu com a colisão com a torre de energia

Na segunda-feira (15), a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou o relatório das investigações sobre o acidente aéreo que resultou na morte da cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em Piedade de Caratinga, região do Vale do Rio Doce, no oeste de Minas Gerais, em 5 de novembro de 2021.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) produziu o relatório que não menciona erro humano, mas aponta uma avaliação inadequada do piloto durante o procedimento de pouso.

Segundo o Cenipa, a perna do vento foi alongada em uma distância significativamente maior do que a esperada para uma aeronave de “Categoria de Performance B” em procedimentos de pouso sob VFR.

Em entrevista coletiva, o advogado da família de Marília Mendonça afirmou que o relatório não indica erro humano ou falha mecânica. O Cenipa apresentou as conclusões aos familiares das vítimas envolvidas e seus representantes legais na sede do órgão em Brasília.

O advogado ressaltou que o Cenipa recomendará a colocação de identificadores no cabo de alta tensão em que o avião bateu. As torres atingidas não estão no perímetro de segurança do aeródromo, e a sinalização visual não é obrigatória, segundo a polícia. Além de Marília, morreram seu produtor, seu tio e assessor, além do piloto e co-piloto do avião.

A cantora estava viajando para cumprir sua agenda de shows quando a aeronave caiu em um curso d’água próximo à rodovia BR-474.

O Cenipa pontuou que o objetivo dos trabalhos é prevenir acidentes, não estabelecer culpa ou responsabilização pelo ocorrido, mas indicar possíveis fatores contribuintes que permitem elucidar eventuais questões técnicas relacionadas ao acidente.

Escrito por Rádio Terra

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%