Ouvintes:
Principais ouvintes:
play_arrow
Rádio Terra Fm Sintonize 104.3 FM
Proposta apresentada pelo vereador Dr. Gustavo busca ampliar a segurança dos trabalhadores da limpeza urbana diante de casos de agressão e ameaças.
Uma proposta apresentada na Câmara Municipal de Goiânia pretende reforçar a segurança dos profissionais responsáveis pela coleta de resíduos na capital. O vereador Dr. Gustavo apresentou matéria que prevê a implantação gradual de um sistema de acionamento emergencial, conhecido como botão do pânico, nos veículos utilizados no serviço público de coleta de lixo.
A medida tem como objetivo oferecer uma resposta rápida em situações de agressão, ameaças, perseguições, obstrução violenta do trabalho, acidentes ou qualquer ocorrência que coloque em risco a integridade física dos trabalhadores e a continuidade do serviço.
Segundo o parlamentar, a proposta surgiu após episódios recentes de violência registrados contra equipes de coleta de lixo em Goiânia.
De acordo com a justificativa apresentada, trabalhadores teriam sido vítimas de agressões físicas e até ameaças com arma de fogo enquanto realizavam suas atividades nas ruas da cidade.
“O objetivo é garantir uma resposta institucional rápida diante de situações que coloquem em risco a segurança desses profissionais”, destacou o vereador.
O texto define o botão do pânico como um dispositivo físico ou digital, fixo ou móvel, instalado nos caminhões coletores ou disponibilizado às equipes operacionais.
Quando acionado, o sistema permitirá comunicação imediata com uma central de monitoramento ou atendimento previamente definida pelo Poder Executivo ou pela empresa responsável pela prestação do serviço.
A proposta também prevê que futuros contratos, concessões, convênios ou parcerias para execução da coleta de resíduos possam incluir cláusulas específicas relacionadas à implantação, operação, manutenção e fiscalização do sistema.
Na justificativa da matéria, Dr. Gustavo ressaltou que a coleta de resíduos sólidos é um serviço essencial para a saúde pública, para a preservação ambiental e para a manutenção da qualidade de vida da população.
Segundo ele, quando um coletor é agredido ou ameaçado, o impacto vai além do trabalhador, afetando diretamente a regularidade de um serviço indispensável para toda a cidade.
O projeto agora seguirá tramitação na Câmara de Goiânia antes de ser analisado pelos vereadores em plenário.
Fonte: Câmara de Goiânia
Escrito por Rádio Terra
today12 de abril de 2023 9471 9
Quer ficar informado (a) nas primeiras horas do dia? então venha conferir as ultimas noticias, entrevistas e muito mais no Jornal da Terra.
close
Apresentado por Ferreira Jr.
12:00 - 12:59
Apresentado por Ferreira Jr.
13:00 - 14:59
Apresentado por Lázaro Santos
15:00 - 17:59
Apresentado por Delesmano, Luciano, e André
18:00 - 19:59
VOZ DO BRASIL
20:00 - 20:59
© 2022 Rádio Terra FM - Todos os direitos reservados. Estamos na Av. C-255, Nº 270, Centro Empresarial Sebba 7º andar, Setor Nova Suiça CEP: 74.280-010 - Nova Suíça, Goiânia - GO
Fale com a Terra Fm
Comentários da publicação (0)